Cortinas: dicas, tendências e tudo que você deve saber

Muito além de um importante item de decoração, as cortinas proporcionam iluminação mais adequada ao ambiente, bloqueando a claridade excessiva. Além disso, elas amenizam o vento, oferecem mais privacidade, conforto visual e térmico ao ambiente.

Por algum tempo, as cortinas eram indicadas apenas para quartos e salas, oferecendo um clima mais aconchegante a esses locais. No entanto, com o passar dos anos, elas também ganharam outros espaços, complementando a decoração.

Com isso, a escolha, que parecia fácil, começou a requisitar alguns cuidados para sua seleção. Como, por exemplo, a harmonização com a decoração, a funcionalidade para o ambiente, o material, a praticidade e o tipo de instalação. Diante disso, preparamos algumas dicas para te auxiliar na hora definir a cortina certa. Confira:

Tamanho

Antes de ir às compras, certifique-se sobre o tamanho da sua janela, quarto, sala ou lugar onde pretende decorar. Essa observação é importante, pois a cortina necessita no mínimo 50 centímetros de cada lado para serem abertas sem atrapalhar a vista, sendo seu recolhimento em horizontal.

Locais não recomendados

A cortina pode ser colocada em qualquer lugar, mas locais mais úmidos como banheiros e área de serviços, pedem alguns acabamentos mais específicos. Nesses locais, as cortinas em tecido podem acumular fungos e, consequentemente, ocasionar problemas para a saúde. Acabamentos em metal ou madeira também devem ser evitados nesses ambientes.

Nesses casos, o indicado é utilizar tecidos sintéticos ou persianas de PVC.

Limpeza e manutenção

Independente da sua cortina, o ideal é tirar o pó com um espanador ou pano seco uma vez por semana. Dependendo da cortina, pode-se usar o aspirador de pó a cada 15 dias. Uma vez por ano, peça a uma empresa especializada para providenciar uma limpeza mais profunda.

Cortinas para dividir ambientes

A cortina é um recurso que vem sendo muito utilizado para versatilizar alguns ambientes. Podem ser utilizados materiais mais pesados para separar, como sarja, ou mais leve para delimitar, como voil ou seda, por exemplo.

Nesses casos, a cor também influencia. Como o preto, que torna o ambiente mais sóbrio e reservado, podendo ser mais utilizado em salas. O branco amplia e é ideal para cozinhas, varandas e até dormitório de hóspedes. O tecido com transparência é excelente para áreas de descanso ou refeição.

A meia cortina é uma boa opção para delimitar espaços sem diminuí-los, pois mantém o ambiente mais aberto.

As queridinhas do mercado

De acordo com a Associação Brasileira de Design de Interiores, nos últimos 10 anos, o aumento das vendas de cortinas foi de 500%. Diante disso, preparamos uma lista com as queridinhas do mercado:

Cortina de Voal

cortinas voal dicas e tendências

Apesar de não proporcionar o bloqueio da iluminação natural, por ser fabricada em um tecido mais fino, que possui transparência, a cortina de voal deixa o ambiente mais moderno, aconchegante e atraente. Esse modelo é indicado para salas de estar e pode combinar facilmente com o seu estilo de móveis e paredes. Nos quartos a utilização é recomendada com auxílio de uma persiana para reduzir a luminosidade.


Cortina romana

cortinas romana dicas e tendências

Com design arrojado, a cortina romana é própria para a decoração de ambientes sofisticados e modernos. Ela possui uma variedade de cores e tecidos que geram diferentes efeitos luminosos e visuais ao cômodo, sendo ideal para salas de estar, quartos, escritórios, home offices e halls de entrada.


Cortina Blackout

cortinas blackout dicas e tendências

Para garantir um ambiente com mais privacidade e aconchego muitos arquitetos indicam a utilização da cortina Blackout. Elas são indicadas para que o ambiente fique mais escuro e protegido dos raios solares.

Com elas, é possível controlar a luminosidade nos ambientes.

Cortina Rolô

cortinas rolô dicas e tendências

Elas oferecem praticidade com beleza e tecnologia, pois além do acionamento manual, alguns modelos apresentam um mecanismo de recolhimento e abertura  elétrico, sendo este opcional a necessidade de cada pessoa.

A cortina rolô pode ser encontrada nos tecidos translúcido, tela solar e blackout. Cada modelo apresenta características mais específicas, o translúcido controla parte da luminosidade, além de oferecer privacidade. Já a tela solar disponibiliza um ambiente com visibilidade e, principalmente, proteção aos raios solares. Por fim, o blackout permite o bloqueio de 100% da luz.

Todos os modelos são indicados para os mais diversos estilos de decoração, permitindo controle da luminosidade e do calor, além de apresentarem ambientes modernos e funcionais.

fonte: https://shoppingminascasa.com.br/cortinas/cortinas-dicas-tendencias

One thought on “Cortinas: dicas, tendências e tudo que você deve saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?